Velejadores portugueses confirmados na The Ocean Race Europe

04.02.2021

Os velejadores olímpicos portugueses Mariana Lobato, Bernardo Freitas e Frederico Melo, vão fazer parte da tripulação do barco VO65 “Racing for the Planet”, da equipa Mirpuri Foundation Racing Team, que participará naquela que será a edição inaugural da The Ocean Race Europe, a mais dura e desafiante prova de vela por equipas, agendada para o final da Primavera deste ano.

Para além do trio de portugueses, fazem parte desta equipa grandes nomes da vela internacional, como o Skipper francês Yoann Richomme, com uma larga experiência em regatas oceânicas, tendo vencido algumas das principais provas internacionais, como a Route de Rhum, em 2018, e duas vezes a Solitaire de Figaro, em 2019 e em 2016. Também a bordo estarão o australiano Jack Bouttell, vencedor da edição 2017-18 da Volvo Ocean Race, o navegador francês Nicolas Lunven, a inglesa Emily Nagel e o espanhol Willy Altadill, todos participantes da última edição desta regata, que deu a volta ao mundo. São estes os 8 nomes dos velejadores conhecidos até agora e que estão a ser anunciados ao público pela equipa nas redes sociais, ao ritmo de um por dia, no decorrer desta semana.

A grande novidade desta edição será a estreia de Mariana Lobato, a primeira mulher portuguesa a competir a bordo de um VO65 e a fazer parte da tripulação que irá superar as condições mais adversas na mais dura prova de vela oceânica que alguma vez teve lugar na Europa. Mariana representou já Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, na classe Match Racing e em 2013 sagrou-se Campeã do Mundo na Coreia. Desde então tem vindo a conquistar mais medalhas a nível internacional, tornando-se uma velejadora de referência.

Já Frederico Melo, que se sagrou recentemente campeão da Europa da Classe Star, e Bernardo Freitas, vão representar pela segunda vez a Fundação Mirpuri na The Ocean Race. Ambos fizeram parte da equipa patrocinada pela Fundação, a “Turn the Tide on Plastic”, na edição 2017-18, tendo competido durante 8 meses na mais longa e dura regata à volta do mundo.

A equipa Mirpuri Foundation Racing Team conta ainda com António Fontes, Boat Captain responsável pela equipa de terra do barco “Racing for the Planet”, e que também participou na última edição da regata a bordo da equipa Scallywag.

Segundo o Skipper Yoann Richomme, “esta será uma equipa especial, Frederico é um velejador muito talentoso e experiente, com um nível altamente competitivo. O Bernardo tem também um elevado nível de experiência, e é muito conhecedor de táticas de regata, sendo por isso uma ótima escolha. Ambos têm sido uma inspiração para a próxima geração de velejadores portugueses e isso é muito gratificante para nós como equipa portuguesa. Por fim, a Mariana é uma velejadora de altíssimo nível. Estou impressionado com sua motivação e vontade de fazer parte de nossa equipa. Trabalhou muito para consolidar a sua experiência na vela offshore e estou muito feliz por tê-la a bordo.”

Paulo Mirpuri, Presidente da Fundação Mirpuri refere: “Termos o privilégio de apresentar uma velejadora portuguesa na The Ocean Race Europe é um orgulho imenso. Estamos uma vez mais confiantes com a equipa Mirpuri Foundation Racing Team, que para além da Mariana Lobato e dos velejadores portugueses de renome Frederico Melo, Bernardo Freitas e António Fontes, conta também com alguns dos maiores nomes da vela internacional.”

A The Ocean Race Europe está agendada para Maio deste ano e está aberta às equipas das classes VO65 e IMOCA 60, prevendo regatas desde a costa atlântica da Europa até ao Mediterrâneo, com até quatro paragens ao longo do percurso, num programa a ser conhecido em breve.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.